A Câmara Legislativa do Distrito Federal entregou hoje (4) o título de cidadão benemérito de Brasília ao desembargador do Tribunal de Justiça do DF, Sandoval Gomes de Oliveira. A homenagem foi inicialmente proposta pelo então deputado distrital Agaciel Maia na legislatura anterior, mas foi efetivada pela deputada distrital Doutora Jane (MDB). Participaram da solenidade integrantes do Poder Judiciário, advogados e autoridades do Governo do Distrito Federal.
Ao receber o título, o desembargador agradeceu a homenagem e contou um pouco de sua trajetória pessoal. “Fico emocionado ao ouvir as palavras dos amigos nesta solenidade. Meus pais vieram do Nordeste em meados de 1957 buscando uma vida melhor em Brasília. Minha mãe era lavadeira e meu pai era mestre de obras. Era um casal com pouca instrução que criou uma família numerosa. Se algum sucesso tive na vida, tudo isso se deve à educação que recebi em casa de pessoas simples e sem condições financeiras. Com 10 anos eu engraxava sapatos na Praça do Relógio, em Taguatinga. Logo depois, fui cobrador de ônibus com 16 anos. As pessoas que têm origem humilde como a minha podem galgar cargos de alta importância”, afirmou Sandoval.
A deputada Doutora Jane ressaltou a importância simbólica de homenagear um desembargador com a trajetória de Sandoval Oliveira. “Ele conseguiu superar todas as dificuldades e hoje está neste lugar de honra sendo homenageado. Sandoval representa a população negra no judiciário e eu me sinto efetivamente representada por ele no tribunal”, disse a deputada.
O ex-deputado distrital e atual secretário de relações institucionais do DF, Agaciel Maia, saudou o exemplo que o homenageado representa para o DF. “O desembargador orgulha a todos nós servidores públicos. Ele representa a luta e a superação. Creio que o mais importante é o exemplo de perseverança que ele dá a todos os brasilienses”, elogiou Agaciel.
Roberval Casimiro, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, disse que Sandoval Oliveira “é um homem que dedicou a sua vida para a solução de conflitos e aplicação da justiça”.
Para Carlos Alberto Martins Filho, da Associação de Magistrados do DF, “é uma felicidade estar aqui hoje homenageando um parceiro de lutas”. Por sua vez, o chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, trouxe uma experiência pessoal com Sandoval Oliveira. “Minha primeira audiência como advogado foi na vara do senhor Sandoval. Na época ele me tranquilizou, pois eu era inexperiente, e eu ganhei o processo”, contou.
Por ser natural de Brasília, o desembargador Sandoval Oliveira foi agraciado com o título de cidadão benemérito do Distrito Federal por seus relevantes serviços prestados à sociedade local. A honraria se diferencia do título de cidadão honorário de Brasília, que é concedido a pessoas que não nasceram na capital.