Confira nossas redes sociais

Projetos da
Deputada Jane Klebia

CLDF terá Comissão Permanente do Direito das Mulheres

Proposta tem autoria da deputada Doutora Jane e foi aprovada em dois turnos

A Câmara Legislativa do Distrito Federal terá uma Comissão Permanente do Direito das Mulheres. A proposta de resolução, de autoria da deputada distrital Doutora Jane (MDB), foi aprovada em dois turnos nesta terça-feira (12), data em que a Casa apreciou projetos da pauta feminina.

O projeto inclui a nova comissão no Regimento Interno da CLDF. Compete à Comissão Permanente do Direito das Mulheres, entre outras funções, opinar e emitir parecer sobre o mérito de matérias relacionadas aos direitos das mulheres em geral, incluindo igualdade de gênero, combate à violência doméstica e familiar, discriminação no mercado de trabalho e políticas públicas para a promoção da equidade.

A nova comissão também vai emitir pareceres referentes à saúde da mulher, à participação política e social das mulheres, à educação inclusiva e de qualidade para as mulheres, entre outras pautas relacionadas à garantia dos direitos das mulheres.

Para a deputada, a criação da comissão é uma medida fundamental para fortalecer a promoção dos direitos das mulheres e a igualdade de gênero em nossa sociedade. 

“A criação da Comissão Permanente do Direito das Mulheres é uma resposta à crescente demanda por políticas públicas mais eficazes e inclusivas que garantam os direitos das mulheres em todas as esferas da vida social, política e econômica”, afirma a deputada.

A parlamentar garante que o objetivo é garantir uma representação efetiva das demandas das mulheres na esfera Legislativa e contribuir para o avanço da equidade de gênero na sociedade.

Defesa da mulher: Lei que cria o “Na Hora Mulher” é promulgada pela CLDF

O Projeto de Lei que cria o “Na Hora Mulher” – Serviço de Atendimento Imediato e Exclusivo à Mulher no Distrito Federal foi aprovado e já está promulgado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. “A ideia é facilitar e agilizar a prestação de serviços públicos em atenção à mulher”, afirma a deputada Doutora Jane, autora do projeto. 

De acordo com a deputada, o Na Hora Mulher visa reunir, em um único local, representações de órgãos públicos federais e distritais, de forma articulada.

A lei tem como finalidade prestar atendimento de alto padrão de qualidade, eficiência e rapidez, facilitar o acesso da mulher aos serviços públicos, simplificar as obrigações de natureza burocrática, assim como ampliar os canais de comunicação entre o Estado e as mulheres.

A proposta teve pareceres favoráveis em todas as comissões em que tramitou e, agora, segue para sanção do governador do DF, Ibaneis Rocha 

Estrutura

De acordo com a proposta, caberá à Secretaria de Estado da Mulher a implantação das unidades de atendimento, que poderão ser fixas e móveis.

A coordenação e o gerenciamento das unidades de atendimento do Na Hora Mulher serão de competência da pasta. 

A deputada, a partir do gabinete, pretende sugerir que o atendimento exclusivo seja feito dentro das unidades do Comitê de Proteção à Mulher, que já está sendo implementado nas regiões administrativas do Distrito Federal. 

“O comitê já é uma realidade e tem estrutura própria. Não vejo problema para o atendimento do Na Hora Mulher no mesmo local. Na verdade, é uma facilitador e uma referência para as mulheres em situação de vulnerabilidade”, destaca a deputada. 

Deputada propõe semana voltada para saúde mental de policiais do DF

A deputada distrital Doutora Jane (MDB) protocolou na Câmara Legislativa do Distrito Federal, neste domingo (14), um projeto de lei que institui a “Semana em Prol da Saúde Mental Policial”.

“É uma política que busca evitar que tragédia como a que ocorreu neste domingo na Segurança Pública do DF se repita. Escolhemos o janeiro para essa grande mobilização por se tratar do mês de conscientização para os cuidados com a saúde mental, o Janeiro Branco”, destaca a deputada.

Dentre os objetivos do projeto, se destacam:
– Promover a conscientização sobre questões de saúde mental entre os policiais;
– Implementar campanhas educativas que destaquem a importância da saúde mental e os recursos disponíveis para apoio;
– Oferecer treinamentos regulares em técnicas de gestão de estresse, resiliência emocional e prevenção do esgotamento profissional;
– Estabelecer programas de suporte psicológico preventivo para auxiliar os policiais a lidar com situações de alto risco e traumáticas;
– Facilitar o acesso a serviços de saúde mental especializados para policiais, garantindo que tenham suporte profissional quando necessário.

Lei n° 7.266/2023

Cria o Comitê de Proteção à Mulher, unidade de execução da política de proteção e promoção dos direitos da mulher, com o objetivo de garantir o cumprimento dos direitos das mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade.

PL 596/2023

Institui o Programa de Descentralização Financeira para Ações de Segurança Pública – PDFASP por meio de transferência de recursos financeiros do Governo do Distrito Federal, aos termos da Lei Federal nº 14.133, de 1º de abril de 2021, e dá outras providências.

PL 575/2023

Dispõe sobre o “Programa Educação com Movimento” na Primeira Infância e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

PL 436/2023

Institui o Sistema Distrital de Ambientes de Inovação – SDAI-DF, que visa fomentar economias baseadas no conhecimento, por meio da integração entre pesquisa científica e tecnológica, negócios/empresas e organizações governamentais.

PL 418/2023

Dispõe sobre a criação do Na Hora Mulher – Serviço de Atendimento Imediato e Exclusivo à Mulher no Distrito Federal, voltado à prestação de serviços públicos às mulheres em um único endereço.

PL 350/2023

Destina 5% da arrecadação de cada sorteio do serviço público de loteria do DF para financiar programas de combate à violência contra a mulher.

PL 322/2023

Institui o programa Paz nas Escolas no Sistema de Ensino do DF.

PL 304/2023

Dispõe sobre a instituição de programa de doações de roupas nas administrações regionais para a população carente.