A deputada distrital Doutora Jane recebeu o Troféu Mulher 2023, outorgado pela Academia Internacional de Cultura (AIC), em evento realizado na Embaixada da Argélia, na última sexta-feira (17). A homenagem celebrou o trabalho de 8 mulheres inspiradoras em suas áreas de atuação e comemorou o Dia Internacional da Mulher.
Shirley Pontes, presidente da AIC, apresentou um pouco sobre a Argélia aos convidados. História, moda, cultura e potencialidades do país. Os convidados foram recepcionados pelo embaixador da Argélia, Rachid Bladehane, e pela embaixatriz Saida Bladehane.
Doutora Jane elogiou o trabalho de todas na luta em defesa da mulher e destacou que esta é sua principal bandeira.
“A cadeira Legislativa é uma cadeira de muita força, de muitas possibilidades, e eu tenho envidado todos os esforços para unir meus pares e unir a sociedade civil para unificar suas ações que, efetivamente, a gente consiga trazer a liberdade para mulheres e para que elas possam empreender e possam viver suas vidas sem opressão e sem violência. Agradeço imensamente e estou muito honrada em estar ao lado de mulheres com currículos e fazeres tão importantes. Esse troféu e homenagem me deixam com muita gratidão. Muito obrigada a todos”, afirmou a deputada.
O embaixador Rachid Bladehane agradeceu a presença dos embaixadores e convidados ilustres e, em clima de celebração, o jantar foi servido com mais de 10 pratos típicos da Argélia.
Homenageadas
Foram homenageadas: Ana Beatriz Bezerra (Neurocientista); Andréia Salles (Jornalista e Escritora); Cláudia Godoy (Fotojornalista); Dinah Opoczynsky (Adida cultural da Embaixada da Bélgica); Doutora Jane (Delegada e Deputada Distrital); Jane Marrocos (Curadora de Arte e Cultura); e a Embaixatriz da Argélia, Saida Bladehane.
A Academia Internacional de Cultura tem como missão congregar intelectuais do Brasil e de outros países, das áreas das artes, letras, música, ciências e filosofia, para o intercâmbio cultural, com vistas à união entre os povos e à paz. São cerca de 100 associados, profissionais, escritores, artistas, magistrados, jornalistas, pesquisadores.