Confira nossas redes sociais

Abuso sexual contra crianças e adolescentes

Compartilhe nas redes sociais

O tema foi ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Um assunto “desconfortável” para muitos, mas de extrema urgência e importância para todos.

Precisamos alertar nossas crianças e jovens sobre a diferença entre o toque carinhoso do pai e o toque malicioso do abusador. O abuso sexual aprisiona! Ele fere não só o corpo, mas também a alma. Destrói o futuro da vítima e acaba com seus sonhos.

Precisamos, sobretudo, romper o silêncio!
Esse silêncio que serve apenas para encorajar o abusador.

Precisamos ensinar o caminho da denúncia e incentivar que ele seja seguido. Só com a denúncia podemos afastar e punir esses covardes. E as penas são pesadas: de 8 a 15 anos quando a vítima é vulnerável (menor de 14 anos).

Precisamos mostrar que a denúncia é importante não só para coibir e penalizar a ação do abusador, mas também para libertar a vítima de sua prisão. Denunciar é abrir-se para uma nova vida. Uma vida sem o peso do medo, da culpa ou do constrangimento.

PARA DENUNCIAR —> DISQUE 100 ou 197

Precisamos manter o olhar atento aos sinais que podem revelar situações de abuso. Insônia, choro, irritação, medo da cama, temor ao retornar para casa, desenhos erotizados de partes do corpo e baixo rendimento escolar são alguns deles.

Precisamos, também, entender os hábitos do abusador. Eles adoram ficar sozinhos com crianças e adolescentes, dar presentes, pedir fotos de partes do corpo, ameaçar as vítimas para amedrontá-las e pedir segredo de suas práticas, entre outras ações.

Precisamos, por fim, saber com quem contar. As políticas públicas envolvem acolhimento, atendimento de saúde e psicológico, terapia familiar, além de oferecer à vitima ações de desenvolvimento profissional, cultural e social para que retome sua vida normal.

Precisamos, acima de tudo, nos unir!
Precisamos dizer juntos e bem alto NÃO ao abuso sexual!